quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Psicologia canina

O Ulisses chegou em casa com uns 4 meses, com uma carinha de dar dó, tamanha a insegurança demonstrada: quem são vocês? Que lugar é esse? Por que me tiraram do canil onde eu seria um padreador e já conhecia todo mundo?

Ter um bernese na minha vida era um sonho antigo e o Ulisses foi recebido com o maior contentamento possível. Como ele passava muito tempo sozinho em casa, arranjamos uma amiga pra ele, a Penélope, que, ao contrário dele, chegou cheia de personalidade e segura de si.

O Ulisses quer ficar mais perto de nós, donos, do que nossas sombras. Não basta, para ele, nos ter no seu campo de visão, como basta para a Penélope. Para o Ulisses, tem que haver contato físico, nem que seja pata com pé (geralmente a pata dele em cima do nosso pé). É o cachorro mais carente que eu já conheci.

Para estar perto de nós, ele sobe e desce as escadas de casa 300 vezes por dia se for preciso, ao contrário da Penélope que só nos segue quando está a fim. E se não está a fim, não vai nem amarrada!

E agora o Ulisses, quase 5 anos após sua chegada, resolveu fazer xixi dentro de casa: no chão da cozinha, no sofá e hoje na nossa cama. Apenas lembrando que ele é um bernese e um xixizinho só dele equivale a um mês do de um poodle, acho!

Só sei que no sábado passado ele fez xixi no sofá e eu fiquei H-I-S-T-É-R-I-C-A com o bicho! Ele se encolhia todo, me olhava quase que chorando e eu lá...firme na histeria!!!

Hoje ele fez o xixi na nossa cama, que eu fiquei sabendo aqui no trabalho por telefone. Que raiva! Mas ao mesmo tempo estou com dó, pois ele está querendo me dizer que algo não está bem com ele, e a minha histeria não vai ajudar em nada, eu sei.

Como no sábado eu não quis conversa com ele, mal deixava ele chegar perto de mim, hoje vou enchê-lo de carinho, pois no fundo acho que é isso que ele está precisando.

Alguém pode me ajudar?

2 comentários:

Unknown disse...

Lu, será que ele não tá sacando que vai perder um pouco mais de espaço? :-)

Tu já tentou florais?

Lu Gerbovic disse...

Sacou sim, Cássia! A veterinária me falou dos florais, mas parece que os meus carinhos estão deixando ele bem mais seguro! Nesse momento ele não precisa de uma dona histérica, né?

Pobrezito...

bjs