segunda-feira, 5 de maio de 2008

Turista na minha própria cidade

Mudar para perto do escritório e abandonar o carro foi uma das mais felizes decisões da minha vida até agora.

Deixar para trás aquele congestionamento diário que me fazia levar duas horas para chegar ao trabalho não tem preço meeeeeeesmo.

Há, porém, uma outra vantagem: a descoberta da minha cidade.

Eu, que sempre gostei de caminhar pelas cidades que visitei, dificilmente caminhava por São Paulo além do bairro em que morava. Agora, sem o carro, tenho me virado de táxi, mas muito também de metrô e a pé. E essa opção tem me levado a conhecer pessoas, lugares, cheiros, barulhos e cores.

Estou vendo São Paulo sem o vidro do carro na minha frente.

Estou respirando o ar de São Paulo, por mais poluído que seja, e não mais o ar condicionado.

Tenho ouvido o som das ruas e não do rádio.

Tenho falado com os jornaleiros, seguranças, policiais, pedestres e passageiros do metrô.

Enfim, estou sentindo São Paulo e sua gente.

Hoje, por exemplo, resolvi ir a pé do Fórum João Mendes para a Escola Paulista de Direito, na Avenida Liberdade. Descobri uma igreja lotada de gente acendendo velas que não acabavam mais. A imagem era linda. Pena que eu estava sem a câmera, mas fiquei ali um tempo, fitando aquela imagem tão inesperada.

No caminho, conversei com vários jornaleiros.

Resolvi tomar um lanche numa padaria japonesa, bem no miolo da Liberdade. Entrei nos mercadinhos com prateleiras lotadas de produtos que eu nunca havia visto, onde a língua oficial é o japonês, o chinês ou o coreano, sei lá. Só sei que um japonês explicava que uma das massas vendidas parecia "pan firito". Eu estava, definitivamente, em outro país. Até a luz do entardecer parecia diferente.

Um quarteirão a mais e eu já havia voltado para o Brasil. Mulheres vestidas de baianas vendiam acarajé e ensinavam trabalhos para o público pagante. Tinha pipoca, pinga, canjica e outras oferendas pro "santo".

Se estivesse de carro, eu teria levado o triplo do tempo, não teria comido o pão no vapor chinês nem o doce de feijão e teria chegado à aula extremamente irritada. A pé, cheguei calma e feliz com as descobertas.

Um comentário:

camila disse...

Oii Lu,olha so que coisa louuuuccaaaa...esta procurando no google,doceria sensacao e apareceu LU GERB.... e um comentario da boatinha do ipanema,entrei foi inevitavel,nossa comecei a ler e passou um filme na minha cabeca...lembrei tambem da chacara STa Maria,que era um maximo ir la,nas boatinhas do Clube de campo que levevem seculos para acontecer,moto sem carta e sem capacete,turma do objetivo x anglo,pizza no max em Itu e ate mesmo o mingau,de alguma forma quero dizer que esta coincidencia foi maravilhosa,poder relembrar em segundo um passado recente e tao presente rsrsrs...bjos Camila Silva
cacasssouza@hotmail.com