sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Carnaval

Sempre que acaba um Carnaval fico com a Marcha de Quarta-feira de Cinzas na cabeça por alguns dias. Ai, Vinícius, tão apaixonado, tão sofredor, tão apaixonante.

A Marcha de Quarta-feira de Cinzas é tão a cara do Carnaval que eu gosto: romântico, ingênuo, brincante. O Carnaval do pierrô e da colombina, da cabeleira do Zezé, da turma do funil e principalmente da Máscara Negra.

"Foi te bom te ver outra vez, está fazendo um ano, foi no Carnaval que passou..."

Quando criança meus pais me levavam pro clube, fantasiada, pra dançar ao som das marchinhas, jogar serpentinas e engolir confetes.

Pré-adolescente eu já não me dispunha a ficar suada pulando no meio de um bando de gente também suada e pulando. Não via muito sentido nisso, até o dia em que voltei pro clube, com uns quinze anos, e ouvi a Máscara Negra.

O Carnaval voltou a ser uma alegria romântica. Voltei a ser um ser brincante durante 4 noites, até que o axé invadiu as praias, os clubes e as ruas desse país. Quando achei que estávamos no fundo do poço, criaram o funk.

Desfilei algumas vezes no Rio de Janeiro, emocionada ao ver tantas pessoas do morro ou não vibrando pelas suas escolas. Procurava tirar fotos e cumprimentar a velha-guarda das escolas e fugia das "celebridades" mostrando os silicones novos espalhados pelo corpo. Sinto que nasci na época errada. Estou sempre suspirando pelo antigo, com saudades do que já passou e até mesmo do que nem vivi.

Nesse Carnaval fui numa matinê, descobri nos rostos de velhos amigos que envelheci. E voltei com saudades da Máscara Negra, que parece já não existir mais.

2 comentários:

Murillo diMattos disse...

É tão bom saber que existem outras pessoas que também pensam assim, pois desse forma não me sinto tão deslocado nesse mundo... tanto é que esse meu comentário acabou sendo um tipo de convite: por favor, vá ao meu blog e leia o que escrevi a respeito do carnaval na postagem de título "O Último dia de Carnaval"... te aguardo lá!

Abraços!...

Murillo diMattos disse...

Vi teu rosto no Windows Live e fiz meu carnaval particular (com direito a Chiquinha Gonzaga e tudo... ò`abre alas que eu quero passar..."), pois a sensação que tive foi a de ter sido apresentado pessoalmente à você, de fato. É bom ver o rosto de quem a gente tem como amigo. E detalhe ainda vi as fotos do que presumo ser teus filhos, e diga-se de passagem: muito bonitos!!! Obrigado por isso...

Abraços!...