terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sopro de vida

Hoje fiz uma das coisas que mais me deprimem no exercício da advocacia: ir ao fórum. Apesar de trabalhar como advogada atualmente, decidi, desde a primeira vez que pisei num fórum, ainda como estagiária, que trabalharia na área consultiva. Aquele ambiente de funcionalismo público simplesmente me deprimiu. Foi aversão à primeira vista.

Mas, às vezes não escapo dessa árdua tarefa. O que eu vejo num fórum são advogados, juízes, promotores e cartorários se levando a sério demais, algo que eu não gosto, como já mencionei aqui antes, como se de fato essas pessoas estivessem fazendo justiça. Do outro lado, vejo um público ser tratado com descaso e desrespeito. Vejo um público, leigo e dependente das decisões desses operadores do Direito, receber respostas irônicas. Vejo o nada acontecer.

Hoje, por exemplo, cheguei num cartório e fiquei em pé no balcão, esperando a minha vez de ser atendida. Todos estavam sentados do outro lado, fazendo cada um o seu serviço, mas com certeza alguém tinha que me atender. Era a vez de pelo menos uma pessoa me atender, mas eu fiquei lá uns 15 minutos, a única pessoa no balcão, esperando para ser atendida. Resolvi não chamar ninguém e comecei a batucar no balcão com a ponta da minha caneta. Um barulho irritante, ainda mais para pessoas que estão trabalhando. Fui atendida em 2 minutos.

Em seguida, chega ao meu lado uma senhora com duas crianças no colo, cada uma mais ou menos com 3 anos de idade. Uma delas começa a chorar, a mulher as coloca no chão e eu me abaixo para conversar com elas. A que estava chorando parou e me explica que é prima da outra menina e que elas brincam juntas. Quando eu pergunto do quê elas brincam, me contam que é de pega-pega e começam a correr pelo fórum rindo. Foi mágico: aquelas meninas correndo e rindo e trombando nas pernas dos advogados, dos cartorários e dos policiais.

Eu apenas observei, feliz ao ver um pouco de vida num ambiente pra mim tão triste.

Um comentário:

Lone D®@gon disse...

Engraçado você dizer isso, tenho uma amiga que é advogada, e eu converso muito com ela a respeito disso, que advogados parecem ter uma pedra de gelo no lugar do coração, observação essa que estendo a todos que trabalham com o que chamam de justiça. A minha amiga concorda quando digo isso, pois ela é justamente o contrário de muita gente que anda por estes fóruns aí da vida. É de uma simplicidade, de uma meiguice, de um sorriso estampado que não se vê por dentro dos ternos quentes e abafados. Se ela, essa minha amiga, já me espantava por ser assim e ter escolhido a carreira de direito, imagina o espanto que eu tive aqui, sentando em minha poltrona, quando eu li que você é advogada... só me resta agora um único pensamento e bastante otimista por sinal: Viva, há salvação para esse povo engravatado, pois existe humildade e vida inteligente em vosso meio profissional!!!

Um abraço!...