terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Desperdício

Estava caminhando por uma das ruas com o metro quadrado mais caro do país. Um dos mais caros do mundo. Paro para um carro sair do estacionamento do supermercado. Um Corolla preto reluzente modelo novo com dois distintos cavalheiros dentro. Ouço um barulhinho de plástico caindo no chão. Olho. Vejo a embalagem do Yakult na calçada e o braço de um dos @%#*&*¨$@ voltando para dentro do carro.

Estava eu na frente do pior da espécie humana, pelo menos no meu conceito: o rico mal-educado. A pessoa que conseguiu de algum modo dinheiro na vida mas não o usou para se educar, para aprender, para adquirir conhecimento, cultura e crescimento. A pessoa que tem a oportunidade (porque sim, dinheiro é importante para nos dar oportunidades, eu diria quase que fundamental)e a desperdiça.

O rico mal-educado, pra mim, não tem desculpas. Não tem justificativas.

Um desperdício de dinheiro. Um desperdício de vaga ocupada na Terra.

3 comentários:

Murillo diMattos disse...

Bom ler coisas assim! Ruim é quando se ganha a fama que eu ganhei; a de chato, pois infelizmente o que é tido como “politicamente correto” (o que não somos com toda a certeza), ou por tomar como bandeira o nosso meio ambiente, é isso. Tenho uma postagem em meu blog, do dia 19 de novembro de 2009, que fala sobre o lixo e o desperdício de água, essa mesma postagem eu imprimi, distribui de mão em mão pelas ruas e com a autorização de alguns amigos que têm lojas no comércio, colei em balcões, portas e paredes... e até em murais de escolas e cursos... o resultado?!?!? Fui ridicularizado e zombado e rotulado de paranóico, mas como eu sou “a favor do contra” (assim sou intitulado!...), isso pra mim é combustível (não poluente, é claro), e vou continuar expondo quem comete crimes assim (isso pra mim é crime, e deveria ser inafiançável!). É, sou meio que encucado com pessoas assim, chego até imaginar como é que deve ser a casa de um deles... e em uma situação assim não dá aquela vontade de pegar a placa do carro em questão e colocar junto a postagem pra que todos saibam quem é o sujeito “infrator”?!?! É por essas e por outras que os cento e poucos governantes que estiveram na COP15 nada fizeram... se o povo não quer mudar, porquê é que eles entrariam numa de querer... enquanto isso não mudar, vamos por aí, pisando em vidros, tropeçando em garrafas plásticas e vendo no noticiário reportagens sobre enchentes e concluindo que 60% delas ocorrem pelo lixo acumulado nos grandes centros, e isso se tornou uma situação tão agravante que hoje dependemos de ratos e baratas para limparem os nossos bueiros... bem, termino aqui, porquê isso é um assunto tão minucioso que não dá vontade de parar de escrever por tanto que há por se falar... isso sim, é que é chato. Concorda?

Um pergunta: posso publicar essa sua postagem no meu blog???

Um abração!

Murillo diMattos disse...

Oi
Você anda meio que sumida... espero que esteja tudo bem! Saudades de seus escritos. Apareça, sim?!?!
Um gde abraço!...

Lu Gerbovic disse...

Oi Murilo, feliz 2010 pra você!

Voltei e vi seus comentários. Pode sim publicar esse post no seu blog.

Um forte abraço,
Lu